Filtrar pesquisa por:

Esta é uma ferramenta de busca. Todos os trabalhos pesquisados são protegidos por direitos autorais e não podem ser reproduzidos sem autorização expressa dos respectivos titulares dos direitos, ressalvada a possibilidade de extrair apenas uma cópia para fins de estudo.

AVALIAÇÃO ESCOLAR: Limites e Possibilidades

A Avaliação Escolar, também chamada de Avaliação do Processo, ensina a aprendizagem ou avaliação de rendimento escolar, tem como dimensão de analise o desempenho do aluno, do professor e de toda a situação de ensino que se realiza no contexto escolar.

            Sua principal função é subsidiar o professor, a equipe escolar e o próprio sistema no aperfeiçoamento do ensino que utilizada com as cautelas previstas, e fornece informações que possibilitam tomar decisões sobre quais recursos educacionais devem ser organizados quando sequer tomar o ensino mais efetivo. É portanto uma prática valiosa, reconhecidamente educativa, quando utilizada com o propósito de compreender o processo de aprendizagem que aluno está percorrendo em um dado curso, no qual o desempenho do professor e outros recursos devem ser modificados para favorecer o cumprimento dos objetivos previstos e assumidos coletivamente na Escola.

            O processo avaliativo parte do pressuposto de que se defronta com dificuldades é inerente ao ato de aprender. Assim o diagnóstico de dificuldades e facilidades deve ser compreendido não como um veredicto que irá culpar ou absolver o aluno, mas sim uma análise da situação escolar atual do aluno em função das condições de ensino que está sendo oferecidas. Nestes termos, são questões típicas de avaliações:

• Que problema o aluno vem enfrentando?
• Por que não consegue alcançar determinados objetivos?
• Qual o processo de aprendizagem desenvolvido? Quais os resultados significativos produzidos pelo aluno?

            A avaliação tem sido utilizada muitas vezes de forma reducionista como se avaliar pudesse limitar-se a aplicação de um instrumento de coleta de informações.

            Avaliar exige antes que se defina aonde se que chegar, que se estabeleça os critérios para em seguida, escolherem-se os procedimentos, inclusive aqueles referentes a coleta de dados.

            Além disso o processo avaliativo não se encerra com esse levantamento de informações, as quais devem ser comparadas os critérios e julgadas a partir do contexto em que foram produzidos.

            A avaliação escolar é indicada a professores interessados no aperfeiçoamento pedagógico de sua atuação na Escola. É fundamental sua utilização para indicar o alcance ou não dos objetivos de ensino.

            Recomenda-se então sua aplicação não só para diagnosticar as dificuldades e facilidades do aluno, como principalmente, para compreender o processo de aprendizagem utilizada de forma transparente e participativa, permite também ao aluno reconhecer suas próprias necessidades desenvolver a consciência de sua situação escolar e orientar seus esforços na direção dos critérios de exigência da escola.

Ida Korz Cymbalista

Bibliografia:
Avaliação Escolar Clarilza Prado de Souza

Compartilhar:

PORQUE SE CADASTRAR?

Bem vindo a pedagogia 365.

Esta é a área de cadastro para se ter acesso ao site que possui milhares de itens cadastrados de todas as disciplinas, desde a
Educação Infantil (Creche) até o Ensino

SAIBA MAIS