Filtrar pesquisa por:
Esta é uma ferramenta de busca. Todos os trabalhos pesquisados são protegidos por direitos autorais e não podem ser reproduzidos sem autorização expressa dos respectivos titulares dos direitos, ressalvada a possibilidade de extrair apenas uma cópia para fins de estudo.
O papel da Escola é diferente daquele de uma Clínica, mas várias atividades e adaptações podem ser feitas para ajudar crianças que tenham algum tipo de dificuldade. Orientações quanto ao local em que se situam na sala; posição do professor a frente da classe; o que e como trabalhar na recuperação; tipos específicos de avaliações sobre o mesmo assunto deverão ser desenvolvidos e monitorados pela Escola. E essas adaptações, aliados ao trabalho terapêutico (quando necessário), fazem com que o desenvolvimento seja mais rápido e com menos sofrimento por parte das crianças.
A criação de materiais específicos para cada uma dessas situações pode ser muito importante para as atividades escolares, facilitando o trabalho dos professores; e é essa mais uma atividade da consultoria dada às Escolas.
Algumas vezes pode vir a ocorrer no âmbito interno alguma problemática que pode interferir no desenvolvimento das atividades, como o bullying ou maior agressividade por parte de alguns alunos; muitas vezes a equipe pedagógica necessita de subsídios para a superação dessas atitudes e a resolução de conflitos.
Reunião de pais com a participação ativa dos mesmos requer um planejamento minucioso. Ir a Escola para apenas ouvir as dificuldades de seu filho (que muitos pais já conhecem), ou apenas elogios sobre o mesmo, pode não surtir os efeitos desejados pela Escola. A forma de fazer com que os pais participem da vida escolar também faz parte do trabalho. Orientando a equipe pedagógica em todas as atividades, além da criação de materiais específicos, ajuda a minimizar as dificuldades do dia a dia, ajudando a entender as diferentes problemáticas e suas implicações.