Para ajudar alunos desatentos, o professor pode adotar diversas estratégias:
Organização do Ambiente e Proximidade:
- Posicionar o aluno desatento perto de si e longe de fontes de distração (janelas, corredores, etc.) para facilitar o monitoramento.
- Manter as paredes da sala de aula com referências sobre a matéria ou lembretes que ajudem o aluno a retomar o foco.
Estratégias de Ensino e Interação:
- Utilizar aulas mais sensoriais, com ilustrações, vídeos, sons e até piadas, para tornar o conteúdo mais envolvente.
- Variar o tom de voz para gerar curiosidade e engajamento.
- Manter um resumo do tópico e retomar várias vezes em que ponto a classe está.
- Dividir atividades em unidades menores e recompensar as realizações oportunas.c
- Reduzir a extensão da tarefa e priorizar a qualidade em vez da quantidade.
- Aumentar a frequência de reforços positivos quando o aluno estiver focado.
- Proporcionar atividades com movimentação, como jogos e gincanas, especialmente para alunos mais hiperativos.
- Permitir que o aluno realize pequenas tarefas que o mantenham ativo e útil, como apagar a lousa ou recolher atividades.
Apoio Individualizado e Comunicação:
- Não expor ou recriminar o aluno por sua desatenção, lembrando que ele não se distrai por querer, mas por ter dificuldade em manter o foco.
- Combinar um código ou sinal discreto (como um toque no ombro ou na página) para sinalizar ao aluno que ele precisa voltar a atenção para a aula.
- Avisar previamente sobre mudanças de atividades ou tarefas.
- Ajudar o aluno a controlar o tempo, pois quem é desatento tende a deixar tudo para o último momento.
- Ensinar métodos de auto-monitorização (como "pare-olhe-ouça") e fazer com que o aluno revise o trabalho algum tempo depois de terminado.
- Falar individualmente com o aluno sobre comportamentos inadequados.
Considerações Gerais:
- A capacidade de atenção se desenvolve com a idade, sendo normal que crianças menores tenham períodos de atenção mais curtos.
- A motivação é um fator determinante para captar a atenção do aluno.
- O professor tem um papel fundamental na gestão e organização dos conteúdos e na adoção de metodologias que favoreçam a motivação.
- É importante que a escola e os professores estejam preparados para identificar e apoiar alunos com TDAH, adaptando processos e oferecendo um ambiente de ensino adequado.
Bibliografia
sponte.com.br
rcaap.pt
ceronilitvoc.com
centrosei.pt
sponte.com.br
institutoneurosaber.com.br