Filtrar pesquisa por:

Esta é uma ferramenta de busca. Todos os trabalhos pesquisados são protegidos por direitos autorais e não podem ser reproduzidos sem autorização expressa dos respectivos titulares dos direitos, ressalvada a possibilidade de extrair apenas uma cópia para fins de estudo.

Desatenção em Sala de Aula: Como o Professor Pode Intervir com Eficiência

Para ajudar alunos desatentos, o professor pode adotar diversas estratégias:
Organização do Ambiente e Proximidade:
  • Posicionar o aluno desatento perto de si e longe de fontes de distração (janelas, corredores, etc.) para facilitar o monitoramento.
  • Manter as paredes da sala de aula com referências sobre a matéria ou lembretes que ajudem o aluno a retomar o foco.
Estratégias de Ensino e Interação:
  • Utilizar aulas mais sensoriais, com ilustrações, vídeos, sons e até piadas, para tornar o conteúdo mais envolvente.
  • Variar o tom de voz para gerar curiosidade e engajamento.
  • Manter um resumo do tópico e retomar várias vezes em que ponto a classe está.
  • Dividir atividades em unidades menores e recompensar as realizações oportunas.c
  • Reduzir a extensão da tarefa e priorizar a qualidade em vez da quantidade.
  • Aumentar a frequência de reforços positivos quando o aluno estiver focado.
  • Proporcionar atividades com movimentação, como jogos e gincanas, especialmente para alunos mais hiperativos.
  • Permitir que o aluno realize pequenas tarefas que o mantenham ativo e útil, como apagar a lousa ou recolher atividades.
Apoio Individualizado e Comunicação:
  • Não expor ou recriminar o aluno por sua desatenção, lembrando que ele não se distrai por querer, mas por ter dificuldade em manter o foco.
  • Combinar um código ou sinal discreto (como um toque no ombro ou na página) para sinalizar ao aluno que ele precisa voltar a atenção para a aula.
  • Avisar previamente sobre mudanças de atividades ou tarefas.
  • Ajudar o aluno a controlar o tempo, pois quem é desatento tende a deixar tudo para o último momento.
  • Ensinar métodos de auto-monitorização (como "pare-olhe-ouça") e fazer com que o aluno revise o trabalho algum tempo depois de terminado.
  • Falar individualmente com o aluno sobre comportamentos inadequados.
Considerações Gerais:
  • A capacidade de atenção se desenvolve com a idade, sendo normal que crianças menores tenham períodos de atenção mais curtos.
  • A motivação é um fator determinante para captar a atenção do aluno.
  • O professor tem um papel fundamental na gestão e organização dos conteúdos e na adoção de metodologias que favoreçam a motivação.
  • É importante que a escola e os professores estejam preparados para identificar e apoiar alunos com TDAH, adaptando processos e oferecendo um ambiente de ensino adequado.

Bibliografia

sponte.com.br

rcaap.pt

ceronilitvoc.com

centrosei.pt

sponte.com.br

institutoneurosaber.com.br

 

 

 

Compartilhar:

PORQUE SE CADASTRAR?

Bem vindo a pedagogia 365.

Esta é a área de cadastro para se ter acesso ao site que possui milhares de itens cadastrados de todas as disciplinas, desde a
Educação Infantil (Creche) até o Ensino

SAIBA MAIS