Filtrar pesquisa por:

Esta é uma ferramenta de busca. Todos os trabalhos pesquisados são protegidos por direitos autorais e não podem ser reproduzidos sem autorização expressa dos respectivos titulares dos direitos, ressalvada a possibilidade de extrair apenas uma cópia para fins de estudo.

DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PSICOPEDAGOGOS

Segundo Anete Maria Busin Fernandes, doutora em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o diagnóstico psicopedagógico vem mudando no decorrer dos últimos anos. Os primeiros diagnósticos seguiam as técnicas Sara Paim. Atualmente os diagnósticos têm se apoiado nas teorias de Winnicott.

Winnicott chama de “espaço potencial” aquele localizado entre o indivíduo e o meio ambiente. Assim sendo a concepção de diagnóstico psicopedagógico tem sido embasado por diferentes vertentes teóricas no decorrer desses anos.

Refere-se a caracterização do sujeito e do meio onde se manifesta a sintonia no momento do diagnóstico, fundado no pressuposto que o sintoma é o emergente da interação do subsistema, personalidade como o sistema social e seus mediadores. A análise do contexto em que se desenvolve o processo de aprendizagem; leitura de sintomas que emergem na interação social voltada para o sujeito que aprende; explicação de causas que coexistem temporariamente com o sistema; explicação de origem desta causa; análise do distanciamento do fenômeno em relação aos parâmetros considerados aceitáveis.

Podem ser observados aspectos como as características da instituição educacional (aprendizagem sistemática), comunidade (aprendizagem assistemática), como as condutas exigidas que aprendem na manifestação ou não das dificuldades em um outro campo.

Dentro da caracterização interessa: sexo, idade, meio cultural... que permitem a compreensão de se a conduta é ou não sintomática.

PROGNÓSTICO

Levantamento de hipóteses sobre a configuração futura do fenômeno atual, na presença e na ausência dos processos corretos.

Terapia no campo do aprendizado sistemático (alexia, dislexia, TDAH...) e assistemático sem nomenclatura podem ou não ser acompanhados de sintomas.

                           Ida Korz Cymbalista

Psicopedagoga

 

Compartilhar:

PORQUE SE CADASTRAR?

Bem vindo a pedagogia 365.

Esta é a área de cadastro para se ter acesso ao site que possui milhares de itens cadastrados de todas as disciplinas, desde a
Educação Infantil (Creche) até o Ensino

SAIBA MAIS