A discalculia é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de compreender e trabalhar com quantidades e números. Para ajudar pessoas com discalculia, algumas estratégias eficazes incluem materiais concretos como ábacos, blocos e objetos físicos.
Pessoa com discalculia apresenta dificuldade em entender o conceito abstrato de número e as operações numéricas. Objetos físicos ajudam na visualização e, usando os órgãos dos sentidos (como a visão, tato, movimento), existe um maior envolvimento na aprendizagem.
Algumas sugestões são o uso de canudos com cores diversas, tampinhas e demais produtos que permitam a contagem e mesmo operações mais simples. Outra, é o uso do Material Dourado (é um dos materiais mais utilizados para todos os processos de construção da numeração. É destinado para atividades que vão auxiliar o ensino e aprendizagem do sistema de numeração decimal). Pode-se também usar outros materiais como o ábaco, barras ou escala Cuisenaire (é um material manipulável composto de barras coloridas).
O uso tanto de jogos físicos como dominó e bingo (feitos pela própria criança ou comprados) como os online, com a ajuda e supervisão de um adulto, ajudam no trabalho e na ludicidade.
Mas o mais importante é fazer uma progressão da parte concreta (manipulação de materiais e jogos), para a pictórica (imagens e desenhos) até a abstrata (números e símbolos).
Melanie Grunkraut