Filtrar pesquisa por:

Esta é uma ferramenta de busca. Todos os trabalhos pesquisados são protegidos por direitos autorais e não podem ser reproduzidos sem autorização expressa dos respectivos titulares dos direitos, ressalvada a possibilidade de extrair apenas uma cópia para fins de estudo.

Distúrbios Específicos do Sono na Infância e Adolescência

A qualidade do sono é de extrema importância para o aprendizado e a saúde física e emocional de crianças e adiltos. Entre os distúrbios específicos do sono nestas faixas etárias podemos destacar:

Insônia Infantil:

A insônia em crianças pode manifestar-se como dificuldade para iniciar o sono, despertares frequentes durante a noite ou despertar precoce pela manhã. Este distúrbio pode estar relacionado a fatores comportamentais, como hábitos inadequados de sono, ou a condições médicas subjacentes.

Na prática psicopedagógica, é importante distinguir entre insônia transitória, que pode estar relacionada a eventos estressantes ou mudanças na rotina, e insônia crônica, que persiste por períodos prolongados e requer intervenção especializada. A insônia crônica pode ter impactos significativos sobre o desenvolvimento cognitivo e emocional.

Terrores Noturnos e Pesadelos:

Os terrores noturnos são episódios de despertar parcial que ocorrem durante o sono profundo, caracterizados por agitação intensa, gritos e aparente terror, mas sem recordação do episódio pela manhã. Embora sejam mais comuns em crianças pré-escolares, podem persistir na idade escolar e afetar a qualidade do sono de toda a família.

Os pesadelos, por outro lado, são sonhos assustadores que ocorrem durante o sono REM e são lembrados pela criança. Pesadelos frequentes podem resultar em ansiedade relacionada ao sono e resistência para ir para a cama, criando um ciclo vicioso que perpetua os problemas de sono.

Sonambulismo:

O sonambulismo é mais comum durante a infância e adolescência, ocorrendo durante o sono profundo. Embora geralmente seja benigno, pode representar riscos de segurança e afetar a qualidade do sono. Crianças que apresentam sonambulismo frequentemente não têm recordação dos episódios, mas podem apresentar sonolência diurna devido à fragmentação do sono.

Bruxismo do Sono:

O bruxismo, caracterizado pelo ranger ou apertar os dentes durante o sono, é relativamente comum em crianças e pode estar associado a estresse, ansiedade ou problemas dentários. Além dos potenciais danos dentários, o bruxismo pode fragmentar o sono e resultar em sonolência diurna.

Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono:

Embora menos comum em crianças do que em adultos, a apneia obstrutiva do sono pode ocorrer na infância, frequentemente associada a hipertrofia das amígdalas e adenoides. Este distúrbio resulta em interrupções repetidas da respiração durante o sono, causando fragmentação do sono e hipoxemia intermitente.

Crianças com apneia do sono podem apresentar ronco, respiração pela boca, sudorese noturna e posições de sono incomuns. Durante o dia, podem manifestar sonolência, dificuldades de atenção e, paradoxalmente, hiperatividade. O diagnóstico precoce é crucial, pois o tratamento adequado pode resultar em melhora significativa do desempenho acadêmico e comportamental.

Instrumentos de Avaliação

Questionário do Sono de Reimão e Lefèvre (QRL):

O QRL é um instrumento validado para a população brasileira que permite a avaliação sistemática de diversos distúrbios do sono na infância. Este questionário aborda questões relacionadas aos hábitos de sono, comportamentos noturnos e manifestações diurnas, sendo respondido pelos pais ou cuidadores.

A utilização do QRL na prática psicopedagógica pode facilitar a identificação de problemas de sono e orientar encaminhamentos para avaliação especializada quando necessário. O questionário classifica os sintomas pela intensidade e frequência, permitindo uma avaliação objetiva da severidade dos problemas identificados.

Diário do Sono:

O diário do sono é uma ferramenta simples mas valiosa para a avaliação dos padrões de sono. Neste instrumento, são registrados horários de deitar e levantar, latência para o sono, despertares noturnos, qualidade subjetiva do sono e fatores que podem ter influenciado o sono.

A manutenção de um diário do sono por período de duas a quatro semanas pode fornecer informações valiosas sobre padrões de sono, identificar fatores desencadeantes de problemas e monitorar a eficácia de intervenções implementadas.

Escalas de Sonolência:

Existem diversas escalas validadas para avaliar a sonolência diurna em crianças e adolescentes. Estas ferramentas podem ser úteis para quantificar o impacto dos problemas de sono sobre o funcionamento diurno e monitorar mudanças ao longo do tempo.

Compartilhar:

PORQUE SE CADASTRAR?

Bem vindo a pedagogia 365.

Esta é a área de cadastro para se ter acesso ao site que possui milhares de itens cadastrados de todas as disciplinas, desde a
Educação Infantil (Creche) até o Ensino

SAIBA MAIS