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Estratégias para Lidar com Alunos que se Apropriam de Objetos Alheios

Saber o porquê de algumas crianças pegarem objetos que não lhes pertencem é fundamental para entender a causa por trás do comportamento, principalmente antes de agir. Algumas razões comuns são:

  • Dificuldade em lidar com a frustração: A criança quer muito um objeto e não sabe como lidar com o sentimento de não poder tê-lo.
  • Fase de desenvolvimento: Crianças pequenas, especialmente até os 5 ou 6 anos, ainda estão desenvolvendo a noção de posse e o controle dos impulsos. Elas podem não compreender totalmente que pegar algo sem permissão é errado.
  • Chamar a atenção: O ato de pegar o objeto pode ser uma forma de a criança buscar a atenção dos adultos ou dos colegas.
  • Teste de limites: A criança pode estar testando as regras e observando qual será a reação dos adultos.

Como a escola e os educadores devem agir?

A abordagem deve ser educativa e focada em ensinar o comportamento correto, em vez de apenas punir.

  1. Mantenha a calma e converse em particular: Chame o aluno para uma conversa privada, sem expô-lo na frente dos outros. Pergunte por que ele pegou o objeto e ouça a sua perspectiva.
  2. Explique as consequências de forma clara: Fale sobre como o colega que teve o objeto pego se sentiu (triste, com raiva) e explique que o dono do objeto ficou sem ele para usar. O objetivo é desenvolver a empatia.
  3.  Incentive a devolução e o pedido de desculpas: A criança deve ser orientada a devolver o que pegou e a se desculpar com o colega. Esse ato é fundamental para que ela se responsabilize por sua ação.
  4.  Não rotule a criança: Evite usar termos como "ladrão" ou "pegador". Rotular a criança pode prejudicar sua autoestima e reforçar um comportamento negativo. O foco deve ser na ação, e não na identidade da criança.
  5. Trabalhe o conceito de propriedade: Realize atividades em sala de aula que ajudem as crianças a entender o que é "meu", "seu" e "nosso" (coletivo). Jogos e brincadeiras podem ser uma ótima forma de ensinar sobre posse e respeito aos pertences dos outros.
  6. .Observe o comportamento: Se o ato de pegar objetos for recorrente, é importante observar com mais atenção para entender se há alguma questão emocional ou familiar por trás. Nesses casos, é essencial envolver a família.

A importância da parceria com a família

A escola deve comunicar aos pais o que aconteceu, não como uma acusação, mas como um ponto de atenção que precisa ser trabalhado em conjunto. É importante que a família reforce em casa os mesmos valores de respeito e honestidade trabalhados na escola, evitando castigos exagerados e buscando o diálogo.

Em resumo, a abordagem mais eficaz é aquela que combina acolhimento, diálogo e a clara sinalização de que o comportamento é inadequado, sempre com o objetivo de ensinar e desenvolver na criança o senso de responsabilidade e empatia.

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