O objetivo deste trabalho é o de comparar o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) com a Teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner,
O que é o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)?
O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é uma abordagem pedagógica que visa maximizar as oportunidades de aprendizado para todos os estudantes. Inspirado no conceito de "desenho universal" da arquitetura, que projeta ambientes acessíveis a todas as pessoas, o DUA aplica essa ideia à educação.
O objetivo é criar um currículo flexível que possa ser personalizado para atender às necessidades individuais de cada aluno. Em vez de uma abordagem única, o DUA oferece múltiplos meios de:
- Apresentação do conteúdo: O "o quê" da aprendizagem.
- Ação e expressão: O "como" da aprendizagem, permitindo que os alunos demonstrem o que sabem de diferentes maneiras.
- Engajamento: O "porquê" da aprendizagem, motivando os alunos de várias formas.
Em suma, o DUA não é um método específico, mas um conjunto de princípios para desenvolver práticas de ensino que considerem a diversidade de alunos em sala de aula.
O que é a Teoria das Múltiplas Inteligências?
A Teoria das Múltiplas Inteligências foi desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner e propõe que a inteligência humana não é uma capacidade única, medida apenas por testes de QI. Em vez disso, Gardner sugere que existem diferentes tipos de "inteligências", ou potenciais biopsicológicos (diversos fatores biológicos, psicológicos e sociais que podem influenciar o desenvolvimento, comportamento, saúde e bem-estar de um indivíduo; essa perspectiva considera que esses três elementos não são independentes, mas sim interligados e se influenciam mutuamente) e que cada indivíduo possui em diferentes graus.
As inteligências originalmente propostas são:
- Lógico-matemática
- Linguística
- Espacial
- Corporal-cinestésica
- Musical
- Interpessoal (entender os outros)
- Intrapessoal (entender a si mesmo)
Posteriormente, foram adicionadas as inteligências naturalista e existencial. Essa teoria valoriza as habilidades individuais e sugere que a avaliação educacional deve ir além da classificação, informando o aluno sobre suas capacidades.
Diferenças Fundamentais
Característica | Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) | Teoria das Múltiplas Inteligências |
Foco Principal | No ambiente de aprendizagem e no currículo. | No indivíduo e em seus diferentes potenciais cognitivos. |
Objetivo | Criar um currículo flexível e acessível para todos os alunos. | Identificar e descrever as diferentes capacidades intelectuais das pessoas. |
Aplicação Prática | É um framework para o planejamento de aulas, materiais e avaliações. | É uma teoria psicológica que pode informar a prática pedagógica, mas não a prescreve diretamente. |
Origem | Originou-se do conceito de acessibilidade universal na arquitetura. | Surgiu como uma crítica à visão tradicional de uma inteligência única (QI). |
Em resumo, enquanto a Teoria das Múltiplas Inteligências nos ajuda a entender que os alunos têm diferentes pontos fortes e maneiras de serem "inteligentes", o DUA nos oferece um mapa de como projetar a educação para atender a essa diversidade de forma proativa e inclusiva.
Bibliografia