Filtrar pesquisa por:

Esta é uma ferramenta de busca. Todos os trabalhos pesquisados são protegidos por direitos autorais e não podem ser reproduzidos sem autorização expressa dos respectivos titulares dos direitos, ressalvada a possibilidade de extrair apenas uma cópia para fins de estudo.

Múltiplas Inteligências e DUA: Caminhos Convergentes para a Diversidade na Educação

O objetivo deste trabalho é o de comparar o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) com a Teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner, 

O que é o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)?

O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é uma abordagem pedagógica que visa maximizar as oportunidades de aprendizado para todos os estudantes. Inspirado no conceito de "desenho universal" da arquitetura, que projeta ambientes acessíveis a todas as pessoas, o DUA aplica essa ideia à educação.

O objetivo é criar um currículo flexível que possa ser personalizado para atender às necessidades individuais de cada aluno. Em vez de uma abordagem única, o DUA oferece múltiplos meios de:

  • Apresentação do conteúdo: O "o quê" da aprendizagem.
  • Ação e expressão: O "como" da aprendizagem, permitindo que os alunos demonstrem o que sabem de diferentes maneiras.
  • Engajamento: O "porquê" da aprendizagem, motivando os alunos de várias formas.

Em suma, o DUA não é um método específico, mas um conjunto de princípios para desenvolver práticas de ensino que considerem a diversidade de alunos em sala de aula.

O que é a Teoria das Múltiplas Inteligências?

A Teoria das Múltiplas Inteligências foi desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner e propõe que a inteligência humana não é uma capacidade única, medida apenas por testes de QI. Em vez disso, Gardner sugere que existem diferentes tipos de "inteligências", ou potenciais biopsicológicos (diversos fatores biológicos, psicológicos e sociais que podem influenciar o desenvolvimento, comportamento, saúde e bem-estar de um indivíduo; essa perspectiva considera que esses três elementos não são independentes, mas sim interligados e se influenciam mutuamente) e que cada indivíduo possui em diferentes graus.

As inteligências originalmente propostas são:

  • Lógico-matemática
  • Linguística
  • Espacial
  • Corporal-cinestésica
  • Musical
  • Interpessoal (entender os outros)
  • Intrapessoal (entender a si mesmo)

Posteriormente, foram adicionadas as inteligências naturalista e existencial. Essa teoria valoriza as habilidades individuais e sugere que a avaliação educacional deve ir além da classificação, informando o aluno sobre suas capacidades.

Diferenças Fundamentais

 

Característica Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) Teoria das Múltiplas Inteligências
Foco Principal No ambiente de aprendizagem e no currículo. No indivíduo e em seus diferentes potenciais cognitivos.
Objetivo Criar um currículo flexível e acessível para todos os alunos. Identificar e descrever as diferentes capacidades intelectuais das pessoas.
Aplicação Prática É um framework para o planejamento de aulas, materiais e avaliações. É uma teoria psicológica que pode informar a prática pedagógica, mas não a prescreve diretamente.
Origem Originou-se do conceito de acessibilidade universal na arquitetura. Surgiu como uma crítica à visão tradicional de uma inteligência única (QI).

Em resumo, enquanto a Teoria das Múltiplas Inteligências nos ajuda a entender que os alunos têm diferentes pontos fortes e maneiras de serem "inteligentes", o DUA nos oferece um mapa de como projetar a educação para atender a essa diversidade de forma proativa e inclusiva.

 

Bibliografia

 

 

Compartilhar:

PORQUE SE CADASTRAR?

Bem vindo a pedagogia 365.

Esta é a área de cadastro para se ter acesso ao site que possui milhares de itens cadastrados de todas as disciplinas, desde a
Educação Infantil (Creche) até o Ensino

SAIBA MAIS