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Por que nos tornamos professores?

Essa é um questionamento que educadores se fazem quase todos os dias. Será que pelo salário recebido? Pelas condições de trabalho em grande parte de nossas escolas? Pelo reconhecimento por parte dos pais e da sociedade como um todo?

Acho que não…

Tornamos-nos professores pelo momento “Ahá!!”. Esse é o sinal que nossos alunos nos dão quando entendem do que estamos propondo. Não o aluno mais inteligente ou o mais esperto, mas TODOS.  Esse momento tanto pode vir depois de alguma “dica” que dermos ou por algum informe de algum colega. Não importa!! O significativo é o crescimento do aprender.

Por que o momento “Ahá!” pode acontecer de diversas maneiras? Porque cada aluno é diferente!!

O importante é conhecer cada um de nossos alunos, com suas dimensões interesses. E como perceber como eles aprendem? E como nós aprendemos?

Uma sugestão é a de conhecer a Teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner, que mostra que cada pessoa apresenta várias inteligências combinadas de forma única. Todas as pessoas possuem todas as inteligências, mas a forma em que estão presentes e suas combinações é que fazem a individualidade.

Segundo ele, são várias as Inteligências. Um delas é a Inteligência Linguística. Pessoa que tem essa inteligência Gosta de ler e escrever: aprecia leitura de livros e redação de histórias; gosta de escutar e contar histórias ou piadas; tem uma boa memória para datas, nomes e lugares; tem um bom vocabulário e faz uso frequente da linguagem; gosta de fazer palavras cruzadas ou jogos com palavras.

Outra inteligência é a Lógico- Matemática. Pessoa que tem essa inteligência com maior representação explora sequências, categorias e relações; resolve problemas matemáticos rapidamente, usando da lógica; gosta de matemática e o uso do computador; é capaz de agrupar e ordenar dados e então analisar, interpretar e fazer predições; joga xadrez, damas e jogos de estratégias e ganha; aprecia quebra-cabeças lógicos.

Pessoas que possuem a Inteligência Intrapessoal  tem como uma de suas características conhecerem suas próprias emoções; aprecia seu mundo interno; desenvolve um senso de independência ou uma forte independência e consciência de si mesmo; reage com fortes opiniões quando tópicos controversos estão sendo discutidos; prefere ficar sozinho em vez de conhecer interesses e hobbies de outros; tem uma motivação própria para fazer bem ou de forma independente, projetos ou estudos; tem habilidade intuitiva.

Aqueles que têm mais desenvolvida a Inteligência Espacial pensa em imagens e quadros; gosta de desenhar, pintar, esculpir ou participar de atividades artísticas; possui imagens visuais claras quando está pensando em assuntos diversos; lê de forma fácil mapas ou diagramas; desenha com perfeição, representação de pessoas ou coisas; gosta de ver filmes ou fotografias.

Indivíduos com predominância na Inteligência Musical têm sensibilidade a uma variação de sons do meio-ambiente; toca um instrumento musical ou gosta de música, dedicando tempo para ela; lembra as melodias das músicas, gosta de cantar; percebe quando uma nota musical está fora do tom; prefere ouvir música quando está estudando ou trabalhando.

Crianças e adultos com predominância na Inteligência Física- Sinestésica ou Corporal aprendem melhor se movimentando, tocando em objetos ou mexendo em coisas; processa o conhecimento através de sensação corpórea; movimenta, dedilha quando está sentado; participa de atividades físicas ou esportivas; tem bom desempenho físico e motor; gosta de tocar ou ser tocado pelas pessoas.

Portador de predominância na Inteligência Interpessoal gosta de estar entre pessoas, tem muitos amigos; É bastante social na escola, no trabalho ou em casa, gosta de atividades em grupo; organiza, comunica-se com facilidade e algumas vezes, manipula; aprende melhor quando está interagindo ou cooperando; serve como mediador nas disputas; tem empatia com o sentimento dos outros; pode “ler” situações sociais de forma precisa.

Já aquele que tem maior predominância na Inteligência Natural ou Naturalística dá importância à relação da pessoa com a natureza, aprecia a vida ao ar livre ou sente-se confortável junto à natureza; reconhece e classifica plantas, animais, minerais e toda a compreensão da fauna e da flora, usando essa habilidade produtivamente na agricultura ou nas ciências biológicas; tem maior compreensão do meio ambiente e seus componentes, protegendo a vida natural; gosta de jardinagem, secar flores, cuidar de animais de estimação; aprecia visita a Zoológicos e Jardins Botânicos; visita Museus de História Natural e consulta livros sobre a natureza.

O enfoque na Inteligência Existencial ou Espiritual se dá na pessoa que possui autoconsciência; tem a capacidade de se inspirar em ideias morais, assim como tem relutância em causar danos aos outros; tem motivação por valores: vai além de interesse próprio e da família; tenta praticar o idealismo que transforma o mundo; é um ser holístico; aceita a diversidade; compreende fenômenos que constituem abstrações.

E você, qual a composição das suas Inteligências? Quais as quatro ou cinco predominantes? E a de seus alunos, consegue identificá-los? Em caso positivo, ajude-o a aprender reforçando-as e estimulando as demais. Viu como não é difícil???

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